segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Regulamento



PRÉMIO MÁRIO SILVA

Organização: AAAGP  
          
Período de exposição: de 4 de maio a 5 de junho de 2016
Local: Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz

REGULAMENTO:

1 – Tendo como objectivo reconhecer o mérito, a relevância, o apoio e o contributo para as artes, foi deliberado pela Direção da Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa, instituir um prémio aos sócios e outros artistas plásticos nacionais e internacionais, designado em 2012 por PRÉMIO MÁRIO SILVA. 
 A AAAGP promove, entre os dias 10 de janeiro e 23 de abril do corrente ano, a 3ª edição do Prémio, sendo sua comissária Conceição Ruivo, Presidente da AAAGP. 

2 - Nesta 3ª edição, o Júri de seleção e premiação das obras a concurso será constituído por:    
- Anabela Zuzarte – Licenciada em História de Arte;  
- Conceição Ruivo – Professora de Artes, Comissária do Prémio e representante AAAGP;
- Lídia Carrola – Professora de Artes;
- Paulo Diogo – Professor de Artes
- Chuva Vasco - Professor doutorado em Artes, como Presidente do Júri.

 3 – O PRÉMIO:

A - A edição será bienal.

B - Em 2016 será atribuído o Prémio Mário Silva a um artista selecionado. Consta desse prémio €500 (Quinhentos euros) acompanhado de um trofeu em valor aproximado de €200. 

C - Será consagrada a carreira do artista vencedor, que será convidado a realizar uma exposição de obras suas – no ano seguinte ao prémio -  em espaço nobilitador do Centro de Artes e Espetáculos. 

D - Em cada edição serão também entregues relevantes outros prémios:
                1º Menção Honrosa Ouro – uma medalha dourada e um Diploma
                2º Menção Honrosa Prata – uma medalha prateada e um Diploma    
                3º Menção Honrosa Bronze – uma medalha de bronze e um Diploma

E - Os quatro artistas premiados receberão um Diploma assinado pelo Presidente do Júri e pela comissária Conceição Ruivo, Presidente da AAAGP.

F - Os Prémios serão entregues durante a inauguração da exposição coletiva de todos os participantes, no dia 15 de maio, pelas 16h00.

G - Todos os participantes terão direito a um Certificado de Participação, assinado pela Comissaria Conceição Ruivo, Presidente da AAAGP. 

4 - Na primeira sessão de trabalhos, o Júri escolherá o(a) artista a quem será atribuído o Prémio Mário Silva e as Menções Honrosas.

5 - Aceitando todas as expressões artísticas como Arte digital; Arte urbana; Cerâmica; Desenho; Escultura, Gravura; Graffiti; Pintura; Tapeçaria; Design; Fotografia; Vídeo; Instalação; etc, , o concurso está aberto a artistas nacionais e estrangeiros.

 6 - Nesta 3ª edição cada concorrente poderá participar a título individual com o máximo de trés trabalhos, de realização recente. 

Cada concorrente deverá enviar:

A - Uma ficha de inscrição preenchida em todos os seus campos;

B - Uma ou mais reproduções fotográficas, a cores, por trabalho a submeter a concurso. 

C - As imagens fotográficas deverão ser disponibilizadas em formato digital com resolução de 300 dpi, em formato JPEG, com um mínimo de 1600 pixels (px) de largura;

D - Uma versão do Curriculum Vitae/artístico resumido a 2.300 caracteres - espaços e pontuação incluídos - em extensão DOC. e fonte Times New Roman. 

7 – No endereço http://premiomariosilva.blogspot.com/ existe um blog intitulado Prémio Mário Silva, onde encontrará o Regulamento da iniciativa, a Ficha de Inscrição para preenchimento e envio on-line e informação diversa.

8 – As obras deverão ser entregues de 10 de janeiro até 23 de abril de 2016, nos seguintes locais, via CTT, e/ou empresa de transportes e logística ou em mão 
- A/C Comissariado do Prémio Mário Silva
- AAAGP, Rua da Figueira da Foz, nº 40 – 3090 495 Paião 
Poderão ainda ser entregues, em mão, com pre-marcação telefónica.

9 - As obras a entregar nos locais indicados devem estar devidamente acondicionadas - acompanhadas da respetiva ficha de inscrição - e em condições de serem transportadas e expostas, fazendo-se acompanhar de todos os meios necessários à sua montagem. Aconselha-se a que seja utilizada embalagem tipo envelope para que depois possamos reutiliza-la, aquando do reenvio das obras ao seu autor.
Os trabalhos deverão estar, obrigatoriamente, assinados e identificados no verso.
 As obras não serão assinadas na parte da frente.

10 - Peças com peso superior a 20 quilogramas, particularmente esculturas, são, obrigatoriamente, manuseadas pelo(a) artista na fase de entrega, exposição e devolução.

11 - Se alguma obra necessitar de proteção, deverá ser utilizado um material inquebrável, não sendo aceites, em caso algum, obras protegidas com vidro. 

12 - A Organização não se responsabilizará por danos, perdas, estragos e roubos ou por situações imprevistas. Porém, os concorrentes que desejarem, poderão contratar por sua conta e sob sua responsabilidade, qualquer tipo de seguro que entendam necessário.

13 - O valor de inscrição é de € 50 (cinquenta euros) por cada trabalho/obra apresentada e o seu pagamento decorrerá de 10 de janeiro até 24  de abril, da seguinte forma: 
- Entrega em mão, aquando da entrega da obra.
- Cheque à ordem de AAAGP e enviado para Rua da Figueira da Foz nº 40 – 3090 495 Paião -Portugal, 
- Transferência bancária para a Conta da Caixa Geral Depósitos:
- NIB 0035 0580 0000 9933 430 12
- IBAN: PT 50003505800000993343012, 
- SWIFT/BIC: CGDIPTPL
O comprovativo será enviado para asociacion.aaagp.pt@gmail.com . 

Os participantes beneficiarão de: 
- Certificado de Participação no evento;
- Catálogo digital no fim da exposição, quem pretender pode imprimir;  
- Transporte das obras para o local, montagem e desmontagem da exposição;
- Reenvio das obras, à cobrança, para o seu destinatário;
- Comunicação e divulgação da exposição;
- Cocktail de abertura - número de convidados em aberto;
- Assessoria na venda da obra - realização da venda e entrega da obra;

14 – A associação AAAGP envidará esforços no sentido da aquisição de obras por outras entidades, não retendo qualquer percentagem sobre elas.

15 - As obras não poderão ser retiradas ou substituídas, sob qualquer pretexto, antes do encerramento da exposição. Após o encerramento, as obras deverão ser retiradas dos locais de receção inicial até o dia 31 de dezembro de 2016. As obras poderão ser reenviadas, ao seu autor, à cobrança. A partir dessa data as obras que não foram reclamadas pelo autor ficam a pertencer a AAAGP-Portugal. 

16 - Os artistas concorrentes aceitam que a Organização utilize os materiais que lhes respeitam, a sua reprodução e as diferentes formas de divulgação e promoção.

17 - Quaisquer comunicações ou pedidos de informação deverão ser dirigidos ao COMISSARIADO DO PRÉMIO MÁRIO SILVA – AAAGP – Conceição Ruivo - Rua da Figueira da Foz nº 40 - 3090 495 Paião. Poderão, ainda, utilizar-se os seguintes meios: 
Tel:  351 233 941 115
Tlm: 351 96 55 234 99 – Conceição Ruivo
Tlm: 351 93 48 244 94 – Laura Thomas
E-mail: asociacion.aaagp.pt@gmail.com 
Endereço eletrónico: http://aaagp-portugal.blogspot.com
                                       http://premiomariosilva.blogspot.com/

18 – Qualquer benefício material ou monetário, reverterá a favor da Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa.

19 -  A Organização reserva-se ao direito de deliberar sobre os casos omissos neste Regulamento.

Figueira da Foz,
Aprovado em assembleia Geral de 9 de Novembro de 2015

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A assinatura por trás do quadro não é uma questão de moda ou de escolas de arte, é uma questão de igualdade para os participantes serem julgados com objectividade, honestidade e sem outras influências "de fora" que podem aparecer quando o júri sabe ou vê os nomes das artistas na tela/obra. Cada OBRA recebera um número, o Júri decide os números que levam os prémios, sem saber o nome.

Depois da entrega dos prémios o artista pode assinar o quadro aonde ele bem entender.

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