segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Regulamento


BIENAL PRÉMIO MÁRIO SILVA 2023

Esta 7ª edição será itinerante com mostras na Figueira da Foz, Coimbra e Cantanhede.

                                                                             

 REGULAMENTO

O presente regulamento fornece informações sobre a submissão de obras de arte e participação na exposição coletiva itinerante aceitando todas as expressões artísticas como Arte digital; Arte urbana; Cerâmica; Desenho; Aguarela, Escultura, Gravura; Graffiti; Pintura; Tapeçaria; Design; Fotografia; Vídeo; Instalação… intitulada “Bienal Prémio Mário Silva”, como tributo ao artista plástico Mário Silva

 

SUBMISSÃO DE OBRAS

 As obras deverão ser submetidas pelo email asociacion.aaagp.pt@gmail.com – até ao dia 20 de abril de 2023. Na submissão de obras devem constar os seguintes elementos: - imagem da obra com as suas referências (Título; Técnica; Dimensão - altura /largura; preço. - Documento “Ficha de inscrição” devidamente preenchida.

 

PRAZO DE ENTREGA

As obras devem ser entregues até ao dia 25 de abril de 2023. Devem chegar devidamente acondicionadas - acompanhadas da respetiva Ficha de Inscrição - e em condições de serem transportadas e expostas, fazendo-se acompanhar de todos os meios necessários à sua montagem.

Os trabalhos NÃO podem ser assinados na frente,  identificados no verso.

 

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

 Pintura – As obras deverão ser apresentadas entre o mínimo de 60x80 cm e máximo de 1,20m de largura por 2m de altura.

Desenho e Aguarela – As obras deverão ser apresentadas na dimensão 50x70 cm.

Fotografia – As obras de fotografia devem corresponder à proporcionalidade de 50x80 cm.

Escultura – As obras de escultura podem ser em qualquer material e não têm dimensões obrigatórias, porém se tiver mais que 40kg deve ser transportada e manuseada pelo autor. 

 

INAUGURAÇÃO

A exposição será inaugurada no dia 06 de maio de 2023, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz- Sala Zé Penicheiro, às 16:00, e conta com a atuação do músico Pedro Pinto. A exposição estará patente no referido espaço de 06 a 28 de maio de 2023.

 

PREMIAÇÃO DAS OBRAS A CONCURSO:

O Júri é constituído por cinco elementos ligados às Artes: dois da AAAGP; dois da CMFF e o filho do falecido artista Mário Silva).

Será atribuído o Prémio Mário Silva ao artista cuja obra tenha sido selecionada pelo júri. Consta desse prémio €500 (Quinhentos euros) acompanhado de um trofeu em valor aproximado de €100. A obra é pertença do artista.

            Será consagrada a carreira do artista vencedor, que será convidado a realizar uma exposição de obras suas – no ano seguinte ao prémio no Centro de Artes e Espetáculos.

            Em cada edição serão também entregues relevantes outros prémios:

                1º Menção de Honra Ouro – uma medalha dourada e um Diploma

                2º Menção de Honra Prata – uma medalha prateada e um Diploma

                3º Menção de Honra Bronze – uma medalha de bronze e um Diploma

            Os quatro artistas premiados receberão um Diploma assinado pelo Presidente do Júri e pela comissária Conceição Ruiva, Presidente da AAAGP.

            Os Prémios serão entregues durante a inauguração da exposição coletiva, no dia 6 de maio, pelas 16h00.

            Todos os participantes terão direito a um Certificado de Participação, assinado pela Comissaria Conceição Ruivo, Presidente da AAAGP.

 

PARTICIPAÇÃO

Para participarem neste contexto expositivo não precisa ser sócio da AAAGP – Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa. Cada artista poderá participar com 2 obras de arte.

O valor de inscrição é de € 50 (cinquenta euros) por cada trabalho/obra apresentada- A segunda obra tem um desconto de 10€. O pagamento decorrerá até 20  de abril 2023, da seguinte forma:

1. - Entrega em mão.

3.- Transferência bancária para a Conta da Caixa Geral Depósitos Nº 0580 009933 430

- NIB 0035 0580 0000 9933 430 12

- IBAN: PT 50003505800000993343012,

- SWIFT/BIC: CGDIPTPL

4. - Western Union e/ou CTT Correios de Portugal

Enviar para: Maria Marques, Rua Dr. Duarte Silva,73 -3080-040- Figueira da Foz

O comprovativo deverá ser enviado para asociacion.aaagp.pt@gmail.com .

 

Os participantes beneficiarão de:

- Diplomas e Certificado de Participação no evento;

- Catálogo digital (só no final da exposição);

- Rol-on de divulgação do evento;

- Folheto de promoção da Bienal PMS;

- Transporte das obras para o local, montagem e desmontagem da exposição;

- Reenvio das obras, à cobrança, para o seu destinatário;

- Comunicação e divulgação da exposição;

- Cocktail de abertura - número de convidados em aberto;

- Assessoria na venda da obra - realização da venda e entrega da obra;

-  A associação AAAGP envidará esforços no sentido da aquisição de obras por outras entidades, não retendo qualquer percentagem sobre elas.

 

CONDIÇÕES

As obras não poderão ser retiradas ou substituídas, sob qualquer pretexto, antes do encerramento da exposição itinerante até ao dia 31 de dezembro de 2023. Após o encerramento, as obras deverão ser retiradas do local de receção inicial até final de maio de 2024. As obras poderão ser reenviadas, ao seu autor, à cobrança, desde que solicitadas.

Ressalva-se que em caso de desistência, a verba despendida não terá retorno. Só no caso de haver justificação plausível através de documentação. Mesmo assim 30% do valor pago reverte a favor de organização, para fazer face as despesas efetuadas até então.

A Organização não se responsabiliza por danos, perdas, estragos e roubos ou por situações imprevistas. Porém, terá o máximo cuidado no manuseamento das obras e no seu acolhimento.

A Organização reserva-se ao direito de deliberar sobre os casos omissos neste Regulamento.

 

 INFORMAÇÕES OU ESCLARECIMENTOS ADICIONAIS

 Para mais informações ou esclarecimentos adicionais, poderá contactar-nos pelos seguintes meios:    

 Conceição Ruiva: 965523499

 Laura Thomas: 9348244940

  E-mail: asociacion.aaagp.pt@gmail.com

Blog: http://premiomariosilva.blogspot.com/  

                                                                                              A Presidente da Associação,

                                                                                                                                                                                                  (Conceição Ruiva)  

 

                                                                                Figueira da Foz, 20 de dezembro de 2022


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A assinatura por trás do quadro não é uma questão de moda ou de escolas de arte, é uma questão de igualdade para os participantes serem julgados com objectividade, honestidade e sem outras influências "de fora" que podem aparecer quando o júri sabe ou vê os nomes das artistas na tela/obra. Cada OBRA recebera um número, o Júri decide os números que levam os prémios, sem saber o nome.

Depois da entrega dos prémios o artista pode assinar o quadro aonde ele bem entender.

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